ONRTDPJ convoca Assembleia Geral Extraordinária e divulga regras de participação e votação

23/10/2025

Reunião acontece segunda-feira, 27 de outubro, às 10h30, em formato virtual, e é destinada aos oficiais de RTDPJ, titulares e interinos.

O Operador Nacional do Registro de Títulos e Documentos e do Registro Civil das Pessoas Jurídicas (ONRTDPJ) realizará, no próximo dia 27 de outubro de 2025, às 10h30 (horário de Brasília), Assembleia Geral Extraordinária (AGE), convocada pelo presidente da entidade, Rainey Barbosa Alves Marinho. 

Em conformidade com o Estatuto Social, a primeira convocação será às 10h30, e a segunda às 11h, com a participação de qualquer número de associados presentes na sala virtual.

A ordem do dia da assembleia prevê a apreciação das demonstrações contábeis e financeiras, assim como dos pareceres da auditoria independente e do Conselho Fiscal, conforme estabelecido no art. 18, inciso III do Estatuto Social do ONRTDPJ.

A votação é exclusiva para os Oficiais de Registro de Títulos e Documentos e Oficiais de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, titulares e interinos, sendo vedado o voto de oficiais substitutos e o voto por procuração.

Confira as regras de participação e votação
 

1. Identificação dos participantes

  • Todos os participantes devem ingressar na sala virtual da reunião com o nome completo, seguido da cidade, estado e cartório e CNS.
     
    • Exemplo: Rainey Marinho, 2º Ofício de RTDPJ (Maceió/AL), CNS 00.179-2.
       
  • Caso o participante não consiga alterar o nome de exibição, deverá informar os dados completos no chat da reunião no momento da entrada.


2. Câmera e microfone

  • Durante a AGE, os participantes devem manter a câmera ligada, garantindo a transparência da sessão.
     
  • Em caso de instabilidade técnica ou impossibilidade momentânea de uso da câmera, o participante deverá manifestar-se no chat e confirmar sua presença por escrito.
     
  • O microfone deve permanecer desligado para evitar ruídos. Para pedir direito à palavra, o participante deverá levantar a mão (recurso disponível no Google Meet) ou pedir por escrito no chat da reunião.


3. Regras de votação

  • A votação se dará de forma eletrônica, devendo o oficial estar logado na plataforma rtbrasil.org.br, na área restrita do cartório.
     
  • Lá, o associado encontrará um banner que, ao ser clicado, o direcionará para a sala de votação, onde poderá registrar o seu voto, aprovando ou não a prestação de contas.
     
  •  Cada participante poderá votar uma única vez.
 
  • Havendo dificuldade de acessar a sala de votação, o associado deverá votar por escrito no chat, se assim for permitido pelo presidente da AGE.


4. Gravação e ata

  • A reunião será gravada, servindo como documento de apoio à elaboração da ata e para o registro da presença dos associados.

Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil
Em: 23/10/2025